A importância do Planejamento estratégico para empresas de pequeno porte.
Toda empresa deseja crescer no mercado, mas
para alcançar o sucesso as organizações precisam de um planejamento adequado. Porém,
para que isso ocorra é necessário que a empresa elabore estratégias para que as
metas e os objetivos sejam satisfatoriamente alcançados.
Planejamento de mercado, estratégias de
marketing e aplicação de métodos eficazes de negociações são temas que devem
ser aprofundados e analisados pelas empresas que desejam manter a sua
competitividade no mercado.
O
Planejamento Estratégico é apontado como uma ferramenta de gestão, sendo um dos
pontos essenciais para adequar problemas encontrados nas organizações. Ele
aponta as medidas positivas que uma empresa deve tomar para enfrentar ameaças e
aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
De acordo com Oliveira (2009) o planejamento
estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação
metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa,
visando à interação com os fatores externos- não controláveis – e atuando de
forma inovadora e diferenciada.
Para se elaborar um bom planejamento estratégico
a empresa precisa conhecer e utilizar seus pontos fortes, conhecer eliminar ou
adequar seus pontos fracos, conhecer e usufruir suas oportunidades externas e
conhecer e evitar as ameaças.
Porém, o grande problema em elaborar um
planejamento é que muitas empresas iniciam suas atividades porque reconhecem
uma oportunidade no mercado e sem ao menos entender ou conhecer elas arriscam,
muitas delas não possuem objetivos estabelecidos, pois é difícil para elas
determinar o que realmente desejam e às vezes elas acabam modificando seus
objetivos de acordo com as mudanças das oportunidades no ambiente em que a
empresa atua.
Contudo, o grande desafio das empresas não é
montar um planejamento estratégico, embora muitas empresas de diversos
segmentos não possuam uma prática sistematizada de formulação das estratégias a
partir de uma Visão definida, com uma estruturação lógica e interligada em
todos os níveis de atividades da organização. O grande desafio está em
disseminar as estratégias a todos os níveis da organização e outras Partes
Interessadas, tirar o planejado do papel, implantando com sucesso e monitorando
através de uma "Gestão Estratégica".
Somente um número reduzido de empresas
utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações
continua empregando as técnicas do Planejamento em longo prazo, que se baseiam
em situações passadas.
O que pode determinar grande parte do sucesso
de uma administração é a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente,
antecipando-se aos seus concorrentes. O gestor que sabe utilizar esses
instrumentos de planejamento de forma coerente, adaptando-os a essa realidade e
às suas necessidades, pode então obter uma excelente arma competitiva. Para
utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores conheçam bem cada um dos
elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão
ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria
prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas
empresas.
O problema da pequena empresa é a falta de
competência para dominar todas as etapas da cadeia de valor, além da própria
capacidade de gestão de todas as suas etapas. Também é muito improvável que
economicamente uma pequena empresa possa dominar todas as funções da cadeia
produtiva. Tal situação acaba prejudicando o desenvolvimento estratégico da
empresa e, consequentemente, sua competitividade dentro de um setor. Segundo Oliveira
(2009), 80% dos problemas apresentados nas pequenas empresas são de natureza estratégica
e apenas 20% resultam na insuficiência de recursos. Nota-se que a grande
questão para o aumento da competitividade e sobrevivência das empresas se
relaciona à estratégia.
Portanto fica claro que nos dias atuais os
desafios enfrentados pelas pequenas empresas são inúmeros e que para vencê-los,
a pequena empresa necessita de um planejamento estratégico bem definido.
Conhecer todas as oportunidades e ameaças que cercam a empresa é de fundamental
importância para que sejam definidas as estratégias necessárias para o sucesso
da organização.
Referências
OLIVEIRA,
Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento
estratégico: conceitos metodologia práticas. 26. ed. São Paulo: Atlas,
2009.
http://www.administradores.com.br
Escrito por: Maria
Daiane Santos Silva - Aluna do 8º Semestre de Administração da Faculdade FIT/
UNIESP.
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